segunda-feira, 25 de março de 2013

Panorama da Moda no Brasil de 2013.

A Moda é uma forte ferramenta de vendas, e isso só tende a aumentar.

No Brasil temos hoje aproximadamente 30 mil empresas formais trabalhando na cadeia têxtil e de confecção, a maior parte delas de pequeno porte.

Por muitos anos não vimos investimentos em tecnologia para inovação desse mercado, menos ainda na formação de uma cultura voltada ao mercado externo.

Hoje a maior meta da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) é promover uma integração da cadeia produtiva.

"É preciso saber enxergar que a moda não é só glamour, como diz Ronaldo Fraga, e também não é só um negócio". Ainda segundo o mago da Moda "não é difícil provocar o desejo no consumidor, difídil é transportar material do Pará para compor a coleção que você está fazendo". Temos dificuldades que nos fogem ao controle. É preciso saber equilibrar a criatividade com a disponibilidade, com o que "é possível de ser realizado". Nossa grande estrela é sem dúvida a Criatividade, ela é a mola propulsora a alavancar tudo, é ela que vai enfrentar todos os obstáculos para mostrar a que veio.
Mas criatividade sozinha não é tudo, há questões importantes que devem caminhar juntas, para alcançar o sucesso.

- Diferencial positivo: ter algo que o diferencie dos concorrentes, que o destaque frente a eles. Dizem os magos do Marketing que Originalidade é a arma para o pequeno negócio.

- Diversidade, analisar a possibilidade de ter mais de uma linha de produção, abraçando mais de um nicho de mercado, por exemplo, uma coleção popular, para o maior número de pessoas e outra exclusiva, para uma elite.

Consciência ecológica. O consumidor está muito atento a essa questão, ele imagina o impacto ambiental e social da peça que está sendo comprada. Quem não pensa nisso ao produzir vai dar um tiro no pé.

Nenhum comentário: