quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como definir o preço de venda?!?



Grande dúvida para quem faz joias.
Que preço dou às minha peças??
Como calculo? O que devo levar em consideração?

A determinação do preço é uma das partes essenciais do planejamento, é daí que vem a rentabilidade, o retorno do capital investido, a competitividade com a concorrência etc etc etc.
O consultor Fabiano Nagamatsu - SEBRAE SP, ressalta que definir o preço correto é um bom começo para manter uma boa vida financeira do seu negócio.
Segundo Nagamatsu, para calcular o valor de venda, além da conta matemática, é preciso considerar os preços praticados pelos concorrentes e a percepção do consumidor em relação ao produto ofertado, ou seja, será que o consumidor vai achar esse preço justo? está muito acima ou muito abaixo da expectativa do meu cliente?
Muita gente acaba definindo os preços de suas peças de acordo com a concorrência, com seus colegas de profissão, e isso nem sempre é adequado, nem sempre é o ideal.

Veja um esquema básico para começar a se organizar e definir os preços de venda de seu trabalho:

- Identificar os custos (com metais, com pedras, com insumos na fabricação etc)
- Despesas variáveis (comissão, transporte...)
- Despesas fixas (água, luz, telefone, aluguel, etc)

Para definir o preço de venda é fundamental considerar os custos e despesas fixas e variáveis mais o lucro desejado.
Além disso tudo é preciso ficar atento ao preço dos concorrentes e exigências dos clientes, tudo equilibrado e com bom senso.

Se você quiser saber mais inscreva-se no curso "Formação de Preço em Joalheria", voltado para quem fabrica e quem revende joias - com a profa. Silvia Machado - 2 aulas - dias 04 e 11/04/2013 - 5as. feiras - 18h30 às 21h30. telefone: 11 5181-7968 - atelier@joia-e-arte.com.br
Outras turmas sendo formadas, entre em contato para maiores informações.

Fonte: jornal "O Estado de São Paulo"
Imagem: reprodução online.

Nenhum comentário: