segunda-feira, 2 de julho de 2012

Queda nas vendas - MERCADOLOGIA.



O grande fantasma de quem produz... as vendas. Quando esse número baixa o pânico tende a invadir qualquer mente mais equilibrada, e não é pra menos.

O mais importante, aliás, a primeira coisa a fazer é:
- Tentar detectar os motivos da baixa nas vendas.

Possíveis motivos:
- Aumento da concorrência (direta ou indireta - produtos similares ou não - nem sempre o concorrente é outro fornecedor de joias ou acessórios, fique esperto!)
- Retração da economia.
- Alterações na qualidade do produto oferecido.
- Atendimento oferecido está abaixo da expectativa do consumidor.

Possíveis soluções:
- Se o motivo for desaceleração econômica será necessário encontrar estratégias para fazer com que o consumidor não resista ao seu produto, mesmo estando com pouco dinheiro no bolso. Procure enxugar os gastos, cortar tudo o que puder, pelo menos nesse momento.
- No caso do problema quanto ao atendimento procure treinar a pessoa que vende, que atende o consumidor, mesmo que seja você!!! O bom relacionamento com clientes que já compraram é fundamental, não perca o que você já conquistou... mostre que ele é importante pra você, que é valorizado.
- Procure analisar o comportamento das vendas realizadas e vendas perdidas, quais as diferenças entre elas, investigue cada detalhe bobo, ele pode não ser tão bobo assim.

De qualquer forma vale lembrar que é SEMPRE importante fazer o controle do caixa do seu negócio, por menor que seja. Entradas, Saídas, Quanto custa o quê, Custo final da peça, Margem de lucro, etc etc etc. Parece bicho de sete cabeças mas com o tempo você pega o jeito e começa a achar tudo muito simples, sem falar que é fundamental para o sucesso da sua atividade.
Se a dificuldade persistir venha fazer um curso no Atelier: Mercadologia - Formação de Preço e outros nessa área, pode ajudar.

Boa sorte.

Fonte: SEBRAE - SP
Imagem: reprodução online.

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