segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aprendendo com a experiência.



A professora e joalheira Silvia Machado, deu a dica da leitura da obra de Gloria Kalil - "Fashion Marketing - relação da moda com o mercado".
Gloria reuniu os maiores nomes do mundo da moda entre os anos de 2006 a 2008 para debater questões que rondam as cabeças de quem participar desse atraente setor:
- 2006 - A moda brasileira brilha, mas não vende.
- 2007 - O que é que a moda brasileira tem?
- 2008 - Criatividade que dá lucro.

Diversos setores da Moda estão envolvidos, inclusive o da joalheria.
Vou mostrar aqui alguns tópicos que me "cutucaram", só pra dar "um gostinho".
De qualquer forma vale a pena a dica da Silvia Machado, é uma leitura importante para quem faz parte ou pretende ingressar no mundo da Joalheria, que sem dúvida é um braço da Moda.


Emoção - em última instância, é a emoção que converterá o produto em objeto de desejo, por isso, a apresentação é fundamental.

A Respeito das Pesquisas de Mercado - ...mas é possível prever o futuro? E nós respondemos; Não! Nós não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo. Essa é a visão mais avançada do uso de pesquisa. Usar a pesquisa como forma de criar conjuntamente com os consumidores, novas pespectivas, novos produtos, experiências e serviços que simplifiquem a vida deles á medida que contribuam também para um mundo mais igualitário e feliz.

Fabricante, Vendedor, Designer - O confeccionista e o designer, em pequena escala ou em escala industrial, são as pessoas que transformam, pelo design, a matéria-prima em valor agregado. O problema é que o produto acaba financiando o varejo. Isso porque o processo de comercialização no Brasil está errado. Em nosso país, geralmente, o lojista começa a pagar o fornecedor 60 dias depois do recebimento dos produtos, o fabricante fica sem capacidade de crescimento. Em Paris, Nova York ou Milão isso é diferente, a loja paga, no mínimo, 40% do valor no ato do pedido.

Mundo Atual - O mundo globalizado tirou o "norte" do homem, deslocou seu eixo e oferece tantas alternativas que ele se afoga no meio delas. Em contrapartida, há uma demanda de retorno aos valores de um mundo que oferecia mais segurança e tranquilidade. Antigamente todos tinham a sua modista, o seu alfaiate, sua mercearia, seu gerente de banco, e o médico da família atendia em casa. O consumidor hoje sente necessidade dessa exclusividade, essa é uma das questões mais importantes do espírito do nosso tempo.

Etapas a respeitar - "quem vai sobreviver no mercado é quem tiver a esperteza de fazer um bom posicionamento para que seja reconhecido como marca ou produto". É preciso criar, em primeiro lugar, um "quê". Para que serve aquilo? Depois é preciso criar uma personalidade distinta, saber dizer "quem" é a marca, qual é a característica emocional, se ela é romântica ou moderna etc. Só depois disso pode-se definir qual a comunicação mais eficaz. Muitas marcas "queimam" essas etapas lançando logo de cara catálogos, panfletos, anúncios, isso é jogar dinheiro fora. A recíproca também é verdadeira, se o produto é bem definido mas não comunica corre o risco de ficar na prateleira.

O Caso H.Stern - Roberto Stern fez parte do projeto de Gloria Kalil e forneceu informações importantes. Seu pai, Hans Stern, divulgou as pedras brasileiras no exterior. Roberto inovou a H.Stern com grande ajuda de Constanza Pascolato, responsável por algumas coleções da empresa. Segundo Roberto ela mostrou o quanto o interior da joia é importante, e deve estar impecável, assim como o avesso de uma "boa" roupa. A partir dos anos 90, outra mudança, foi o trabalho das coleções e peças partindo de um briefing. Tudo começa pelo conceito, seguindo depois para o design e a seguir a definição de materiais a serem usados. Isso veio também da Moda. "Por mais que queiramos que as pessoas troquem as joias, elas precisam ser perenes, e essa visão de novidade da moda é fantástica."... "Somos um povo da antropofagia, recriamos usando elementos que vêm de fora. Ninguém faz art déco, por exemplo, melhor do que nós porque temos liberdade de reinterpretação - mudamos do nosso jeito, sem autocrítica, algo que lá fora ninguém tem coragem de fazer".

Agora você já sabe que essa é uma leitura que vale a pena.

"Fashion Marketing - relação da moda com o mercado" - Gloria Kalil - Editora SENAC São Paulo.


Imagem: reprodução online.

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