quarta-feira, 4 de julho de 2018

Curiosidades da Palestra de Carlos Cornejo e Andressa Borotti

No último dia 30 de junho tivemos o privilégio de receber Carlos Cornejo, co-autor do livro "Minerais e Pedras Preciosas do Brasil". Foi um encontro "enriquecedor". E logo em seguida as dicas espertas da nossa querida professora de Gemologia, Andressa Borotti.


Compartilho aqui algumas informações que "colecionei" no meu bloquinho de anotações:

- As pepitas de ouro encontradas na cidade Pontes e Lacerda, Mato Grosso, são esculturais.
- Tão acusada como vilã da degeneração ambiental, a Mineração tem uma "concorrente" muito mais perigosa, a Agropecuária. Estudos mostram quem regiões onde a atividade da Mineração impera são menos devastadas do que regiões da Agro Pecuária.
- O nome da cidade de Ouro Preto veio do fato de que o ouro ali encontrado tem a tonalidade escura. Essa cor se deve à grande quantidade de paládio misturada ao ouro.
- Impureza de pepita de ouro é regalia... impureza de ouro é também metal precioso, e às vezes até mais valioso do que o próprio ouro.
- José Bonifácio foi um grande Mineralogista. Estudou em alguns países da Europa. Já naquela época se preocupava com a devastação da Natureza, com a matança de baleias. Ele descobriu 4 minerais novos. Foi ele quem afirmou que Turmalina Azul não é Safira.
- A Argentina tem esse nome por causa da Prata (Argentum). Havia esperança de encontrar prata nesse país, como ocorria com alguns dos seus vizinhos. O conhecido Rio da Prata segue em direção às minas de prata do Peru.
- No auge do período da extração de ouro no Brasil começaram a ser encontrados pequenos cristais no meio do ouro. Os garimpeiros não sabiam o que era aquilo e chegavam a usar como peças de jogo para os raros momentos de lazer. Num dia houve a visita de um padre, que estivera na Europa, e lá vira essa cristal, era o Diamante. Foi ele o responsável pela informação de que aquele cristal usado como pecinha de jogo era uma gema valiosa e bela.
- O Brasil é o único país que produz o Quartzo Rosa cristalizado.

Da Professora Andressa Borotti
- As diferenças entre Gema Natural, Sintética e Imitação. Para ser Imitação só precisa parecer, nada mais. Sintética precisa ter a mesma composição da Natural.
- Hoje a Apatita é a mais importante imitação da Esmeralda. Até suas impurezas são parecidas com as da Esmeralda.
- Cuidado! Saiba o que está comprando para saber o que está vendendo!

Nenhum comentário: