sábado, 17 de outubro de 2015

Nova Serra Pelada.... será???


Desde agosto de 2015 começaram escavações numa região do estado do Mato Grosso, na cidade de Pontes e Lacerda. A expectativa é encontrar grandes pepitas de ouro, como as da imagem acima.
Existe um requerimento de pesquisa, protocolo em 1991 pela mineradora Santa Elina, de capital canadense, e não foi concedido até hoje.
O superintendente estadual Márcio Amorim e o prefeito Donizete Barbosa do Nascimento acreditam que exista ouro na região mas certamente em áreas de grande profundidade que só podem ser exploradas por mineradoras equipadas com tecnologia para isso.
O garimpo fica dentro da faixa de fronteira com a Bolívia, outro empecilho, onde a atividade de mineração necessita do aval do Conselho de Defesa Nacional.
No início de outubro de 2015 a Procuradoria da República pediu à Justiça Federal o fechamento do local com o argumento de que os recursos minerais são bens da União.
O local mudou da noite para o dia e hoje podem ser vistas muitas barracas de lona que vendem de tudo. Uma fazenda próxima cedeu parte de seu terreno para estacionamento de carros dos garimpeiros e cobra R$ 50 por veículo.
Resta aguardar para saber o que o solo de Pontes e Lacerda guarda.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo - 16/10/15

Nenhum comentário: