segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Joia e Moda - sintonia para vender mais.

Moda, esse incrível fator que influencia não só a cabeça das mulheres mas todas as ferramentas e argumentos de venda. Aliás, influencia toda a vida de um negócio que trabalhe com produtos que estejam incluídos nesse universo (quase tudo!!!).
Joalheiros! vocês trabalham com Moda também, portanto prestem atenção nessas dicas preciosas.

imagem: reprodução online.
 

A Moda é composta por estações (Primavera/Verão - Outono/Inverno), certo? Sim, certo mas nos tempos atuais essas "estações" estão bem mais complexas...
"Antigamente" eram apenas dois os lançamentos, esses mencionados acima. Hoje eles são muitos. "Sua intensidade depende principalmente do tipo de público e proposta da loja" (produtor), conforme alerta Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae-SP.
"O comportamento do cliente determina a quantidade e velocidade dos lançamentos e, a partir daí, o comerciante deve ser organizar para atender essas demandas." fala Carrer.
É MUITO importante conhecer o "seu" cliente, entender suas expectativas, seus gostos, suas necessidades. A partir disso você terá informações necessárias para estimar quando deve fazer "seus lançamentos" e com qual frequência.
Especialistas dão a dica de cadenciar os lançamentos para ter sempre novidades a oferecer, então, traduzindo para o joalherês... crie peças novas, quantas quiser, mas não mostre todas de uma vez, fracione isso, para ter sempre novidades. Você sabe bem que a produção envolve um bom custo, bom tempo, então otimize seu tempo, organize-se entre períodos de criação, produção, administração.
Outro fator apontado pelos especialistas é fazer um histórico de vendas ao longo do ano, dessa forma você poderá verificar quais os "pontos altos' do seu negócio, quando o seu público compra mais, quando se "anima" mais, e a partir disso apresentar um número maior de novidades nessa época, para deixá-lo ainda mais propenso à compra.
Feito o lançamento divulgue!!! Não há venda sem divulgação, isso não se discute. Tudo é válido. SMS, mídia social, boca a boca.
Focando na nossa área eu ressaltaria ainda a importância de não fazer grandes estoques. Cada vez mais as pessoas precisam de "coisas novas", reciclar, então muitas peças levam a:
- estoques indesejados
- comprometimento dos recursos
- afastamento de clientes (que vão ver a mesma peça mais de uma vez e começam a não querer voltar).
Conclusão: ao invés de uma produção grande de uma só vez opte por produções pequenas em várias vezes.

VISÃO GERAL:
- Acompanhe lançamentos de Moda da indústria têxtil (joia acompanha essas tendências)
- Sintonize o que vem aí com o que seu publico compra (nem tudo o que é bonito pra você é o que agrada seu público, e vice-versa)
- Avalie seu fluxo de caixa (não dê o passo maior que a perna)
- Analise seu histórico de vendas do ano anterior para disparar os lançamentos em períodos mais propícios
- Lance aos poucos (guarde sempre uma novidade na manga)
- Produza pouco e com maior frequência (evite estoques indesejados)

Boas vendas!!

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