segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Presidiários e Joias.



Presos conseguem reduzir pena produzindo os mais diversos itens.A cada três dias trabalhados um dia da pena é reduzido. E ainda têm direito a remuneração que vai de 25% a 100% do salário mínimo. Parte desse ganho é depositado em conta poupança para ser usado quando o detento ganhar a liberdade.
Uma grife mineira, a Doisélles, usa 100% da mão de obra dos detentos da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, Juiz de Fora, na sua produção. Suas peças chegam a ser exportadas. Além dos "empregados" pela grife existe a gigante lista de espera, muitos querem fazer parte desse processo.
No Presídio de Rita do Sapucaí, MG, os presidiários transformam esforço físico em eletricidade. Eles pedalam uma bicicleta ergométrica que armazena energia em uma bateria de carro.
Em Mato Grosso do Sul o trabalho é dedicado à montaria. Conhecimentos de um detento sobre a fabricação artesanal de selas, arreios e chicotes tem rendido produtos de excelente qualidade e procurados pelos consumidores. Tudo feito no Presídio de Paranaíba.
No Rio Grande do Sul a tradicional bombacha está sendo produzida pelos presidiários da Penitenciária Modulada de Montenegro.
Agora em setembro, em Itaitinga CE, será inaugurada uma fábrica de lapidação de pedras preciosas no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II. Cem presos estão sendo treinados para começar a produzir semijoias.

Fonte: Jornal "O Estado de São Paulo".
Imagem: reprodução online.

4 comentários:

Anônimo disse...

Marcia vou ver se como presidiario consigo esse emprego.
Abraços

Hades

Anônimo disse...

Marcia porque vc nao responde os comentarios dos seguidores do blog?

Hades

Márcia Pompei disse...

Oi Hades, tudo bem?
Eu acompanho sempre o que você comenta aqui e agradeço muito sua participação e interesse.
Eu comento quando existe a solicitação de uma resposta.
Caso queira conversar algo diretamente comigo por favor use o e-mail mapompei@joia-e-arte.com.br

Obrigada.

Anônimo disse...

Oi Márcia.
No passado eu me interessei por joias,e algumas vezes visitei seu blog para ler sobre esse universo.
Grato por me passar seu e-mail, se for preciso dizer alguma coisa pode deixar que eu escrevo.

Abraço

Hades