terça-feira, 7 de agosto de 2012

55a. FENINJER na visão de Silvia Machado


Feninjer agosto 2012


A 55ª Feninjer tratou de temas relevantes durante o ciclo de palestras, como a importância de antecipar-se às tendências de comportamento e consumo dos clientes, economia criativa, valor cultural do diamante na joalheria e apresentou o Preview Design de Joias 2013, tendo como palestrantes nomes reconhecidos no setor joalheiro.
Contou também com exposição das joias do Prêmio IBGM 2012 e joias que fazem sucesso compondo o figurino de diversos personagens em diferentes novelas, possibilitando a visualização de detalhes algumas vezes imperceptíveis através da tela.

Vianna

O espaço reservado para gemas apresentou lapidações tradicionais, com aumento significativo de lapidações especiais e contemporâneas, confirmando a boa aceitação do público. Destaque para as empresas RB Gems, com exemplares de gemas compostas duplas e triplas (doublets e triplets) muito bem trabalhadas, e de Manoel Bernardes, que emprega mão de obra nacional na lapidação das gemas brasileiras para posterior exportação.
Em espaço acolhedor, a Bristar apresentou pérolas de formas e cores diversas, induzindo a lindas criações e presenteando os clientes com exemplar da interessante revista Diamond News.
Vitrines muito bem montadas exibiam um sem número de joias, em sua grande maioria com design especial. A tradicional empresa Mantovani inovou ao apresentar a especial linha infantil em delicadas molduras que enquadravam placas transparentes e realçavam os detalhes e delicadeza das peças.
Linha masculina indicando peças com maior presença de metal em substituição aos detalhes em borracha, esta ainda presente.
Inspirados no romantismo, em elementos da natureza, diferentes etnias e Art Deco, os designers responsáveis pela criação das joias trabalharam tanto linhas retas como orgânicas. Belo desfile de flores, folhas, arabescos e laços, passando por cavalos, dragões, aranhas, sapos, jacarés, corujas, serpentes, feras e elementos marinhos. Caveiras em atuação, a novidade ficou por conta do par de brincos em forma de esqueleto completamente cravejado de diamantes negros.
Variados modelos de berloques convidam o cliente a compor e personalizar sua joia. Interessante a disponibilidade para atender crianças e adultos.
Confirmada tendência das maxi joias, porém sem deixar de atender clientes com preferência por peças discretas. Do mesmo modo a presença de peças robustas em contraponto com leves.
Joias em ouro amarelo, branco e rosa, muitas vezes harmoniosamente trabalhados numa mesma peça, joias em prata com banho de ródio ou amarelo e folheado. Banho de ródio negro presente.
Acabamentos variados como polido, acetinado, fosco e diamantado. Frequente o acabamento polido e o diamantado numa mesma peça.
Colorido intenso obtido através da técnica de esmaltação ou utilização de gemas, estas em lapidações diferenciadas.
A cartela de cores com variados tons de verde, azul e fumê, bem como nuances de amarelo, laranja e vermelho.
Suntuosos pavês com diamantes brancos, negros e marrons e também rubis.
Algumas empresas substituindo os diamantes por zircônias, mesmo em peças de ouro.
Márcia Mór

No quesito produção artesanal, Márcia Mór trouxe peças leves e delicadas feitas da especial e antiga técnica de filigrana. Na produção em série, utilizadas diferentes técnicas de produção, como: fundição, eletroformação, estampo e corte a laser. Acabamento primoroso em todos os itens.
A empresa Master apresentou divertidos animais de estimação cortados a laser, enquanto a Gênesis, conhecida pelos fartos pavês, apresentou inusitadas peças cortadas a laser com trabalho em relevo.
Goldesign
Tive o prazer de conversar com a proprietária e responsável pela criação da Goldesign. Astral elevado, alegria e inovação estão impressas nas lindas e coloridas peças da marca.  
O designer Manoel Bernardes mais uma vez partiu de lapidações criadas especialmente para compor a coleção.
A empresa Biwa reuniu bolsas com diferentes couros (píton, avestruz, jacaré, salmão), todos certificados pelo Ibama.
Adereços com pérolas em interpretações clássicas e outras bastante atuais, levando um ou mais fios intercalados com gemas coloridas, e sempre com bonitos elementos decorativos.
Elementos de proteção e religiosos continuam em alta, em especial a imagem de São Jorge.
Novidade os anéis da Art Gold que trazem segredos gravados.

Goldbacker

A empresa Goldbacker chamava atenção pelos detalhes das malhas nas pulseiras e colares expostos, algumas mais arrojadas trabalhadas com animal print. Requinte e muito bom gosto.
Os stands de relógios, peças cada vez mais reconhecidas como verdadeiras joias, apresentando diversos modelos, com pulseiras ora coloridas ora mais sóbrias, produzidas com os mais variados materiais, e com aumento considerável de exemplares com diamante brancos ou negros, atendendo ao exigente público masculino e feminino. Representante da Lancaster no Brasil confirma preferência por mostrador analógico, detalhe importante para agregar valor e torna a peça especial.
Matérias interessantes estão na revista oficial da Feninjer, com destaque para a história das correntes, na qual as designers Regina Machado e Márcia Pompei contribuíram com informações, estando outras relacionadas a produção, matéria prima, comércio e percepções do mercado joalheiro, temas que serão oportunamente comentados neste espaço.
Encerro esta matéria parabenizando todos os envolvidos pelo extraordinário evento, ciente do valor, autenticidade e qualidade do design brasileiro e ampliação exponencial no mercado nacional e internacional.
Imagens: F Magazine
Texto: Silvia Machado

Nenhum comentário: