quinta-feira, 14 de junho de 2012

Segmentos de público alvo



Lembra que dias atrás, mais precisamente 10 de maio, ficou a promessa de falar mais sobre público-alvo?, pois é, o assunto agora é esse.

Alguns segmentos são bem definidos no Mercado Brasileiro hoje:

- Consumidores de Baixa Renda
andam de ônibus, van, trem, metrô - têm celular pré-pago e frequentam lan house - muitos têm trabalho informal - a média é de 5 anos de estudo - 40% são analfabetos funcionais - começam a trabalhar antes dos 20 anos e nessa época formam família - as mulheres são as responsáveis pela administração financeira do lar, elas são conservadoras, não acreditam em instituições oficiais, preferem o pequeno varejo de bairro - preço é o fator mais importante na hora da compra - o influenciador da compra é o parente, amigo ou vizinho.
Forma de comunicação com esse segmento: comunicação simples, didática - agir localmente - abusar das cores, fortes e alegres.
Números:
2010: 71 milhões consumindo 381 bilhões de reais. 34 as categorias de produtos comprados, entre elas massas prontas, amaciantes de roupas, condicionadores de cabelos.

- Classe C (classe média brasileira)
têm ensino médio completo - possuem telefone celular e acesso à internet - começam a desfrutar do turismo - estão abertos a novas marcas - as famílias desse segmento são as que têm maior número de integrantes - 82% das famílias têm crianças - 31% dos pais têm menos de 20 anos - os jovens ingressam cedo no mercado de trabalho - as mulheres são mais empreendedoras, dirigem 60% das empresas informais - é o segmento que mais cresceu nos últimos anos - especial atenção aos produtos e serviços relacionados ao lazer (TV por assinatura, eventos artísticos, viagens, automóveis financiados, eletrodomésticos e informática).
Forma de comunicação com esse segmento: existe a dificuldade para entender argumentos abstratos e termos técnicos (ver tempo de escolaridade) e não olham tabelas - usar simplicidade e repetição.

- Terceira Idade
pessoas com mais de 60 anos de idade - têm (relativamente) boa qualidade de vida - representam 10% da população e essa porcentagem está crescendo - são independentes, já formaram os filhos - compram 10% a mais do que os consumidores jovens - adoram promoções - têm tempo livre para pesquisar - são fiéis às marcas.
Forma de comunicãção com esse segmento: ambiente doméstico e comercial específico para eles.

- Público Homossexual
O IBGE estima que hoje sejam 18 milhões de pessoas (10% da população) - 17 milhões são casais formais - estão nas classes socioeconômicas mais elevadas - possuem curso superior - consomem 30% a mais do que os heterossexuais.

- Garotada
público pré-adolescente, adolescente e pós-adolescente - super ativos - fazem mil coisas ao mesmo tempo - rapidez é palavra de ordem - atenção multifacetada - processam um número maior de informações porém de forma superficial.

Procure identificar seu público-alvo, e lembre-se que nem sempre ele é quem você quer que seja, nem sempre ele é igual a você, então seja esperto e saiba trabalhar com o que tem. Pesquise, estude seu consumidor, veja como ele fala, suas gírias, seus pontos de tráfego, lazer, estudo, trabalho. Aproxime-se dele, sem medo.

Obs.: as informações divulgadas aqui baseiam-se em estudos e médias, lembre-se que existem excessões.

Fonte: revista "VendaMais" março 2012.
Imagem: reprodução online.

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