quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dica de Leitura

As Joias Falam - Richard Klein

Há uns 3 anos li esse livro e desde então venho "ensaiando" um comentário sobre ele.
Demorou!!!
Claro que me atraiu pelo título - e a boca de rubis e pérolas do Salvador Dali, estampada na capa, demais!

O autor faz uma "brincadeira" (será mesmo?) entre a Joalheria e a vida, ou a opção e gosto sexual.
Há momentos em que ele expressa sua visão particular de "Joia", em outros ele reflete e põe à mesa ideias que valem o tempo a se pensar nelas...... Peças clássicas da joalheria mostradas sob outra perspectiva. Personagens da história (Elizabeth Taylor - Princesa Diana - Coco Chanel - Katherine Hepburn - rainha Mary Tudor - Duquesa de Windsor - Jacqueline Kennedy - Princesa Alexandra) e sua relação com as joias - Curiosidades de Joalheiros famosos e suas peças que encantaram o mundo.

Diferente - Divertido - Histórico (em vários momentos) - Intrigante - Encantador... gostei!
Recomendo.

Alguns trechos pra dar um gostinho:

" Existe inocência na pedra, no diamante puro e duro. Ele não tem a menor plasticidade ou intenção. Ele é apenas o que está no eu, sem desvio ou distorção, sem fingimento."

" Cada pedaço de metal precioso, cada gema ou pedra que você usa, traz a marca de sua extração da terra e de sua miraculosa transmutação em um abstrato símbolo de riqueza, ou em um refinado e caro objeto de adorno. A raridade das pedras e metais preciosos e também o intenso trabalho exigido para minerá-los e transformá-los aumentam muito o seu valor."

" A maior parte das mulheres a tem (joia) depois dos cinquenta, quando as joias se tornam um suplemento - não só um ornamento, mas um sinal, em seus corpos, da beleza que elas acham que perderam."

" Se você vai usá-las (joias), pelo menos não o faça com ingenuidade. Se você não percebe as mensagens indiscretas que suas joias insinuam, alguém que quer seduzi-la provavelmente perceberá."

"Chanel dizia que: Nada parece mais uma joia falsa do que uma joia verdadeira, grande e bonita."

" Usar joias é uma forma séria de jogar consigo mesmo, de encarar-se como sendo um objeto lúdica e belamente adornado. Para Elizabeth Taylor joias têm tudo a ver com esse impulso primitivo de brilhar, a exuberante exposição de seu consciente desejo de curtir e dividir com os outros a alegria de sua divina beleza."

" Conhecer o segredo que suas joias indicam é tão importante quanto sabe que está sendo vista, ao usar uma delas... É quase uma provocação, um convite ao observador para ponderar e sonhar. .. Usar joias é, então, um convite aberto para mentes curiosas e espertas penetrarem o mistério de ..... fazer as joias falarem."

Contei demais? é porque você não sabe tudo o que tem ainda para descobrir nessa obra.

Boa leitura!!!

Imagem: reprodução online - Joia Boca de Rubis e Pérolas de Salvador Dali

Nenhum comentário: