quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mercado - Público-alvo

Voltando a falar em Mercadologia.
É muito importante focarmos nossos esforços de divulgação e vendas para um determinado  público.
Há quem pense (erroneamente) que comprador potencial é qualquer pessoa que goste do seu produto... essa pessoa precisa parar para reavaliar sua postura.
SEMPRE existe um público-alvo para o seu produto, e público-alvo são os consumidores "mais prováveis", "mais propensos" a adquirir seu produto.
Lembre-se... não basta agradar (infelizmente), é preciso ir além para "conquistar" o consumidor, para convencê-lo a dispor do seu dinheiro para adquirir o seu produto.
Esse tipo de conduta, que foca no público-alvo, é chamado de "Marketing de Nicho".
Quando focamos no "nosso" público o custo de divulgação também baixa, o capital é melhor empregado. Pense comigo: eu pago R$ 1.000,00 para fazer folhetos e distribuí-los pelo meu bairro, posso ter um retorno mas sem dúvida será pequeno, quantas pessoas poderão se interessar em comprar joias exclusivas? No entanto eu posso usar esses mesmos R$ 1.000,00 para fazer um anúncio numa revista feminina voltada para a classe B/C. Sem dúvida o retorno será bem maior pois a chance de encontrar pessoas que queiram conhecer e comprar "minhas" joias será maior.
Então, continuemos pensando e calculando:
Se os R$ 1.000,00 (usados para divulgação e coleta de clientes) renderem 20 possíveis clientes eu terei investido R$ 50,00 por cada cliente.
Se eu tiver como retorno 100 possíveis clientes eu terei investido R$ 10,00 por cliente, bem melhor não??
Por isso o foco no público-alvo é tão importante, para baixar o que o pessoal de Marketing chama de "custo por mil".
Então, ao fazer sua divulgação, seja ela simples ou mais elaborada, nunca deixe de pensar no seu público-alvo, aliás, isso tem que ser visto ainda antes da divulgação, deve ser uma prioridade ao projetar um negócio ou atividade, até mesmo para "criar" produtos com a "cara" do seu consumidor.

Em breve vamos falar um pouco sobre as últimas pesquisas realizadas sobre os segmentos de consumidores detectados hoje no mercado brasileiro, seu público-alvo estará entre eles... então aguarde!
Boa sorte.

Nenhum comentário: