terça-feira, 8 de maio de 2012

Impressões sobre a 15a. Tecnogold.

Entre os dias 26 a 28 de abril de 2012 aconteceu em São Paulo capital o evento anual que apresenta tudo o que há de novo em tecnologia para Joalheria.

Me pareceu menor do que edições anteriores no entanto melhor em qualidade.

Novidades??? É o que todo mundo quer saber não?

- Normatização das aneleiras, sim! Finalmente... dedos "iguais"!!
Iniciativa do IBGM em parceria com SINDIJOIAS SP e AJORIO além de produtores de ferramentas, varejo e designers. Guilherme Guelfi encabeçou o processo de normatização da ABNT. A medida foi aprovada no dia 02 de abril de 2012, e era muito esperada, não só pela linha de produção mas também pela outra ponta da cadeia, o consumidor final. Essa medida, que deve demorar 1 ano para ser totalmente implantada, vai auxiliar também o e-commerce de jóias, folheados e bijoux.

- Proteção à criação. O IBGM e o SINDIJOIAS SP estão implantando dois projetos extremamente importantes para o profissional que cria e inova no setor. Registro Autoral é um serviço que visa proteger as criações e seus autores, seja autônomo ou empresa, atuando como instrumento de comprovação de anterioridade da obra. As imagens estarão disponíveis na sede do IBGM e SINDIJOIAS em São Paulo capital. A partir de maio de 2012 o serviço será oferecido a profissionais do estado de São Paulo, futuramente será implantado em diversas entidades de classe em todo o país. A Câmara de Mediação e Arbitragem complementa esse serviço, buscando soluções para conflitos nas questões de propriedade intelectual. Maiores informações sobre os projetos podem ser solicitadas através do e-mail frank@ibgm.com.br

- Esprue Especial para Fundição. Apresentado e patrocinado pela fornitura Luis de Lucia esse produto promete trazer grandes vantagens ao setor da fundição por cera perdida. É o “EconoFundi”, um bastão de cera “recheado” com gesso especial. Com ele a área útil é ampliada - acelerando a produtividade, além da economia de metal proporcionada. E as vantagens não param por aí. Segundo Fernando De Lucia, administrador da Luis de Lucia, o produto, de tecnologia totalmente brasileira, já despertou o interesse de consumidores no exterior. Conheça mais: www.econofundi.com.br


Vale a pena comentar:

- A tradicional 3M Recuperadora não oferece apenas recuperação, ela já foi bem além. Hoje a empresa disponibiliza diversas pré-ligas, soldas, banhos coloridos e cadinhos. Muito interessante para nós, joalheiros, são os produtos em metais. Fios, chapas, tubos, bolinhas, tarraxas e pinos para brincos e até plaquinhas para pingentes e fios meia cana, tudo em prata ou ouro. Boa ajuda não? http://www.3mrecuperadora.com.br/

- Cecil Mattar oferece produtos muito interessantes, desde as tradicionais ferramentas novas até os usados em bom estado, sempre vantajosos para quem está iniciando ou precisa de bons (e fortes) equipamentos a um preço atraente. Nada como as fortes e antigas ferramentas... Mas Cecil não pára, ele também desenvolve novas “engenhocas”, bem ao estilo criativo do brasileiro. Se você tem alguma idéia ou projeto que possa ajudar a produção de joias e acessórios procure-o para um papo, pode nascer aí um produto de sucesso. Tel.: 11 7891-6746 – cecilmattar@ig.com.br

- Outra que não pára de inventar novidades e facilidades é Karina Achôa da E-Fechos, a referência nacional em Joias de Montagem. Além dos muitos produtos em prata agora a E-Fechos oferece também um kit completo para montagem de peças. Já vem com tudo, desde as peças necessárias até o estojo de apoio para a montagem, tudo muito bem organizado e planejado. Parabéns Karina Achôa.

- Muito simpático o pessoal da EuroTecniche. Lindas as resinas e seus incrementos. Essa resina oferecida pela EuroTecniche é submetida à temperatura de 180°C para endurecer. Papéis de transferência, em inúmeras estampas e cores, oferecem variações para a joia ou acessório.

- Muitas expositores italianos. Equipamentos para solda a laser, máquinas para correntaria industrial (que variedade!!!), para produção de diversos fechos, fresadoras, diamantadeiras.

- Chamou a atenção o Silicone transparente para moldes, pena que o preço ainda esteja muito alto para a demanda da maioria dos produtores. É lindo ver a peça no interior do molde, seja em metal (na produção do molde) ou em cera.

- Gostei muito do trabalho e da proposta das peças em pedra apresentadas no stand da Escola de Design UEMG. O material que é descartado na mineração agora enfeita e ajuda o planeta. São anéis em mineral pintado a mão, muito artesanal e especial.

- Agradaram os brindes da Nova Central Fornitura, legal Luis Felipe! Agora o pessoal pode medir os dedos dos clientes com facilidade.

- O Espectrômetro apresentado pela Thermo Fisher faz a gente acreditar em magia. Em segundos ele mostra a composição da liga metálica, de todos os elementos que a compõe. É preciso cuidado com os folheados pois os banhos podem “enganar” o equipamento. Vale informar que o sr. Francisco Laterza Neto, presidente a AMAGOLD (Associação Brasileira dos Fabricantes de Jóias em Ouro Certificado) e diretor da 3M Recuperadora, não julga adequado o uso desse equipamento no segmento de joias. Segundo ele o método mais adequado para a elaboração de um laudo ainda é por copelação.


Tive a companhia da professora e designer Silvia Machado durante minha visita à feira.

Ela pôde acompanhar algumas palestras e partilha conosco o que viu de interessante:

"Inovação e Design Thinking, ministrada por Marcos Batista, foi interessante e esclarecedora. Design Thinking é literalmente pensamento em design, observado em todas as soluções conseguidas, incluindo também o aperfeiçoamento do que já foi criado. Importante: para fortalecimento da marca não pode acontecer cópia. Para reconhecimento do design brasileiro idem.



- Preview de Design de Joias 2013, Regina Machado. Achei bem interessante. Au amarelo continua em alta, seguido pelo branco e aumento da aplicação do rose. Gemas coradas tom pastel, azul e verde escuro, pérolas, pavê, texturas, com inspiração no Oriente e África. Sobreposição de peças (vários anéis na mesma mão e até no mesmo dedo, várias pulseiras). Sugere mistura de metais na mesma peça para facilitar combinações com o que já se tem.


- A Gestão do design - usando o design para construir valor de marca, Brigitte Borja de Mozota. Pena que tenha faltado fone para ouvir tradução. O auditório estava cheio. Tradutor não deu conta pela quantidade de informações passadas de maneira muito rápida. O livro da palestrante estava à venda.

- Normas para Desenho Técnico de Joias, equipe IBGM (Engracia, Maria Antonia professora desenho técnico, Liliane Mancebo, Adriano Mol, Eliania Rosseti (3D). Foram apresentadas diferentes formas de representação para desenho técnico (1º e 3º Diedro e a maneira utilizada na Itália as mais comentadas). A comissão estava entre duas e a platéia opinou, ficando clara a preferência pela forma representativa do 3º Diedro. Também exposta a ideia da confecção de uma cartilha e cursos de desenho técnico promovidos pelo próprio IBGM para informação e atualização dos profissionais quando a nova norma for aprovada pela ABNT. Estão engajados e pretendem finalizar a proposta em cuto prazo, de maneira democrática, com votação dos profissionais da área.


Não me contive e opinei (Silvia Machado):
Parabenizei todos pela nobre iniciativa e minha tranquilidade ao ouvir a proposta de atualização dos profissionais da área quanto às novas normas para desenho técnico. Comentei sobre minha atuação como designer e conhecimento do Rhinoceros, esclarecendo que o aumento da utilização dos softwares para desenho é bem vinda mas será progressivo e que a linguagem é direcionada a uma máquina, enquanto o desenho artístico e técnico, além do valor manual, têm uma linguagem humana e precisa ser compreendida pelo modelista e ourives, que desenvolverá o trabalho. Ressaltei a necessidade de atender todos os clientes, levando em consideração a adequação de custos para cada um e o cuidado em não deixarmos uma lacuna sem suporte adequado, que resultaria na perda de empregos e negócios."



Parabéns Silvia Machado, você está totalmente atualizada e sintonizada com técnicas, tecnologias além das questões artísticas e estéticas. Polivalente!!!

Nenhum comentário: