quarta-feira, 13 de julho de 2011

Joice Joppert Leal - madrinha do design brasileiro

Ela já fez muita coisa, foi vendedora, recepcionista, assistente. Nascida em São Vicente (SP) foi pequena para o Rio de Janeiro.
O que mais a incomoda? Ver que as pessoas (ainda) acham que design é coisa de rico. Segundo Joice o design está em tudo o que nos rodeia. Ela batalhou (e continua batalhando) muito pelo design. Tendo morado na Itália na década de 70 pode promover a ligação entre artistas italianos e brasileiros.
Ela não fez faculdade para fazer (sabiamente) o que faz, aprendeu "colocando a mão na massa". Se diz curadora, não designer.
Em 1980, à convite de José Mindlin, criou e coordenou o núcleo de desenho industrial na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Foi um momento muito importante, ela ganhava "salário de homem", naquela época... e ainda trabalhando em algo que adorava.
Ela se apaixonou por São Paulo, reside e trabalha no bairro da Vila Madalena, que adora. Ela elogia a cidade dizendo que não deve nada para nenhuma capital do mundo.
Sua grande luta foi mudar a visão do design para os empresários e também para o público. Naquela época design era visto como algo supérfluo.
Em 1996 ela fundou a Associação Objeto Brasil, para divulgar o design brasileiro. Incentivou nossos artistas a participarem do Idea Awards (concurso americano) e em 2008 trouxe para o Brasil, batizado de Idea Brasil.
Ela é a grande madrinha dos designers brasileiros que a admiram e respeitam.
Parabéns Joice e nossos sinceros agradecimentos.
Você nos dá muito orgulho.

DADOS:
  • São 300 os escritórios de design no Brasil em 2010
  • 20% deles com localização em São Paulo
  • 4 Medalhas de Ouro para brasileiros no Idea Awards 2010
Fonte: jornal "O Estado de São Paulo" - 26/06/2011

Nenhum comentário: