segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O ouro está perdendo seu trono...

Indústrias de alta tecnologia não vivem sem metais raros. A gente logo pensa em metais conhecidos como "nobres" não? Pois é, mas não é nada disso. Os metais em questão são antimônio, espato flúor, grafite, germânio, cobalto, magnésio, tungstênio, platina, tantálio, escândio, berilo, nióbio, lítio, índio e gálio.
A China é um dos países privilegiados na produção desse metais cobiçados pelas grandes potências, lá são enconttrados muitos deles em números de produção mundial bastante elevados.
O Japão, que não é nada bobo!!!, já está de olho no futuro, corre em busca de fornecedores desse novo "ouro", isso porque a China já avisou que de agora até 2005 vai proibir as exportações desses metais.
O escândio, usado na produção de lâmpadas halógenas, dá a cor ao berilo, pedra preciosa da família da Água Marinha, cujo preço está nas alturas.
O tantálio, produzido principalmente pela Austrália, deverá esgotar-se em meados de 2038. Esse metal é o resultado de uma explosão cósmica ocorrida há 5 bilhões de anos. Segundo estudiosos muitos desses metais seguirão o mesmo caminho do tantálio, não existirão mais a partir de2050, e acrescentam o ouro, prata, estanho, chumbo e urânio a essa lista.

Fonte: o jornal "O Estado de São Paulo".
Imagem: reprodução online.

Nenhum comentário: