quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Design Brasileiro dá samba no mundo todo.


Algumas feiras e eventos voltados para o design têm mostrado o amadurecimento do design brasileiro. Paralela Gift; Craft Design e agora a Bienal Brasileira de Design que acontecerá em Curitiba entre os dias 14 de setembro a 31 de outubro. Nessa terceira edição o tema é “Design, Inovação e Sustentabilidade”. Os trabalhos serão expostos em toda a capital paranaense, desde museus e universidades até parques e calçadões. Segundo Adélia Borges, curadora do evento, apesar de “desgastado” o tema Sustentabilidade deve ser reforçado e trabalhado e o design brasileiro pode oferecer respostas surpreendentes para essa questão.
Janiene Santos, professora e coordenadora do curso de design de joias, acessórios e complementos do IED, afirma que “o design vai além da forma-função, ele é a nossa ponte para o mundo. Por ele nos expressamos, nos alimentamos, nos vestimos. Com produtos bem resolvidos, com escolhas mais sustentáveis de materiais, com custos reduzidos, com menos sobras e menos resíduos, com mais conforto e beleza, viveremos melhor... as empresas venderão mais seus produtos... precisarão investir em núcleos com profissionais formados em design, aptos para transformar o mundo com soluções criativas, responsabilidade ética e social.”
Segundo Marisa Ota, curadora da Paralela Gift, o design brasileiro tem características muito valorizadas e desejadas no exterior, entre elas é destaque a questão da pouca tecnologia “obrigando” a inclusão do trabalho artesanal no processo produtivo, extremamente admirado nos países de primeiro mundo.
Na maior feira de produtos industriais do mundo, realizada em Hannover na Aleamanha, brasileiros conquistam prêmios no IF Product Design Award do International Forum Design. Entre as empresas brasileiras que tem se destacado na questão da valorização do design são citadas a Joalheria H.Stern, a Natura e a Embraer.

Nenhum comentário: